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O que é SEO?

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site ou loja virtual nos motores de pesquisa, como o Google e o Bing. Dar às pessoas aquilo que elas querem, após uma pesquisa específica num motor de busca é a base do SEO.

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Os três pilares do SEO

Os três principais pilares da otimização de mecanismo de pesquisa são o on-page, o conteúdo e o link building. Vamos examinar cada um deles com mais profundidade.

On-page

O on-page incorpora modificações diretas no código fonte do site. Essas melhorias visam ajudar os robôs dos motores de pesquisa, como o Googlebot, a ler e entender melhor o site. Alguns exemplos de otimização de páginas são:

  • Para cada página, use títulos e subtítulos adequados.
  • Inserir meta tags descritivas e relevantes.
  • Otimizar as imagens com atributos alt e tamanho adequado no formato Webp.
  • Garantir que o site carrega rápido e tem uma boa experiência de navegação, principalmente pelos dispositivos móveis

Devido às últimas atualizações do Google, que incluem an avaliação da experiência do utilizador com os sites, é fundamental que os sites sejam responsivos, seguros e fáceis de usar.

Conteúdo

Não basta ter um site com um código fonte de alta qualidade, velocidades de carregamento rápidas e experiência de navegação não é tudo. O conteúdo do seu site deve ser útil para os utilizadores que fizeram perguntas nos motores de pesquisa. Portanto, o conteúdo é um dos elementos mais essenciais do SEO.

Sempre que escrever qualquer tipo de conteúdo, seja um produto, serviço ou até mesmo um artigo para o seu blog, deve pensar em como esse conteúdo ajudará as pessoas que encontraram sua página por meio de uma pesquisa. Algumas recomendações para produzir conteúdo de qualidade incluem:

  • Para descobrir quais são os termos que o seu público-alvo mais procura, faça uma pesquisa de palavras-chave.
  • Usar palavras-chave de maneira natural e relevante em todo o texto.
  • Escrita objetiva, clara e original.
  • Usar elementos como imagens, vídeos, listas e outros para melhorar o conteúdo e facilitar a leitura.
  • Adicionar chamadas para ação (Call to action) que incentivem os consumidores a agir, como comprar, inscreverem-se na newsletter ou entrar em contato.

Link building

O processo de obter referências de outros sites na internet é conhecido como link building. Pode imaginar que funciona da seguinte forma: cada link que você recebe de outro site é considerado um voto. Esse é um voto de qualidade, ou um bom backlink, se o site é confiável e tem relação com o tema da página.

A construção de links ajuda o Google a entender que o seu site é uma referência no nicho, pois outros sites apontam para as suas páginas. Portanto, o objetivo da construção de links é incentivar outros sites a criar links para seu site, a fim de garantir que ele fique no topo do Google.

Existem várias formas de fazer link building, como:

  • Crie conteúdo de alta qualidade que seja compartilhável.
  • Trabalhar com outros sites ou influenciadores do seu campo.
  • Participar em fóruns, comentários, redes sociais e outras plataformas onde o seu site possa ser divulgado.
  • Fazer guest posts em blogs que estão relacionados com o seu assunto.
  • Usar ferramentas para ajudar a encontrar oportunidades de links.

O que é EEAT?

A framework original é EAT, mas em 2022 a Google adicionou Experiência ao algoritmo. Este critério avalia a qualidade e credibilidade do conteúdo e site. A confiança é sublinhada como a referência da EEAT.

  • Experiência (Experience): No que toca a experiência, o Google agora coloca uma importância aumentada em envolvimento genuino pessoal, o que inclui conhecimento prático com o tópico do conteúdo. Utilizadores procuram conhecimentos daqueles com experiência real, isto é uma dimensão crucial para optimizar conteúdo.
  • Perícia (Expertise): Demonstra a relação entre dedicação, proficiência e qualidade de conteúdo. Ou seja, por em prática o conhecimento sobre algo que o criador do site é considerado estar qualificado para.
  • Autoridade (Authority): Para ter autoridade, significa que existe um número de pessoas a falar sobre o que você tem perícia e experiência. Ter outras pessoas a dar opiniões positivas e a criar backlinks de outros sites com autoridade alta para o seu, faz com que seja considerado uma fonte confiável para esse conteúdo.
  • Confiança (Trustworthiness): Tem um papel fundamental na percepção do utilizador e no esforço de SEO, porque sem confiança até o melhor conteúdo pode perder valor. Como criamos confiança no nosso site com qualquer audiência? Involve manter intenção honesta, providenciar informação precisa de contactos, oferecendo suporte ao cliente detalhada e assegurando precisão de conteúdo.

Ferramenta de Palavras Chave

Para usar a ferramenta gratuita do Google de pesquisa de palavras chave, irá precisar de uma conta Google Ads. Dirija-se depois ao menu do lado esquerdo e clique em Ferramentas e de seguida em Planeador de palavras chave, e aí poderá descobrir as palavras chave por exemplo associadas a “seo” ou pesquisar por um endereço de site.

Conclusão

Uma das melhores maneiras de aumentar a visibilidade e a autoridade do seu site ou loja virtual na internet é o processo de otimização para motores de pesquisa (SEO). Ao usar técnicas de construção de links, conteúdo on-page e link building, pode assim melhorar a indexação do seu site nos motores de pesquisa e atrair mais pessoas interessadas.

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Ricardo Valentim

Digital Marketer

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