SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento de um site ou loja virtual nos motores de pesquisa, como o Google e o Bing. Dar às pessoas aquilo que elas querem, após uma pesquisa específica num motor de busca é a base do SEO.
“Entre em contacto comigo se precisar de serviços de SEO para que o seu site apareça nos primeiros resultados do Google.”
Os três pilares do SEO
Os três principais pilares da otimização de mecanismo de pesquisa são o on-page, o conteúdo e o link building. Vamos examinar cada um deles com mais profundidade.
On-page
O on-page incorpora modificações diretas no código fonte do site. Essas melhorias visam ajudar os robôs dos motores de pesquisa, como o Googlebot, a ler e entender melhor o site. Alguns exemplos de otimização de páginas são:
- Para cada página, use títulos e subtítulos adequados.
- Inserir meta tags descritivas e relevantes.
- Otimizar as imagens com atributos alt e tamanho adequado no formato Webp.
- Garantir que o site carrega rápido e tem uma boa experiência de navegação, principalmente pelos dispositivos móveis
Devido às últimas atualizações do Google, que incluem an avaliação da experiência do utilizador com os sites, é fundamental que os sites sejam responsivos, seguros e fáceis de usar.
Conteúdo
Não basta ter um site com um código fonte de alta qualidade, velocidades de carregamento rápidas e experiência de navegação não é tudo. O conteúdo do seu site deve ser útil para os utilizadores que fizeram perguntas nos motores de pesquisa. Portanto, o conteúdo é um dos elementos mais essenciais do SEO.
Sempre que escrever qualquer tipo de conteúdo, seja um produto, serviço ou até mesmo um artigo para o seu blog, deve pensar em como esse conteúdo ajudará as pessoas que encontraram sua página por meio de uma pesquisa. Algumas recomendações para produzir conteúdo de qualidade incluem:
- Para descobrir quais são os termos que o seu público-alvo mais procura, faça uma pesquisa de palavras-chave.
- Usar palavras-chave de maneira natural e relevante em todo o texto.
- Escrita objetiva, clara e original.
- Usar elementos como imagens, vídeos, listas e outros para melhorar o conteúdo e facilitar a leitura.
- Adicionar chamadas para ação (Call to action) que incentivem os consumidores a agir, como comprar, inscreverem-se na newsletter ou entrar em contato.
Link building
O processo de obter referências de outros sites na internet é conhecido como link building. Pode imaginar que funciona da seguinte forma: cada link que você recebe de outro site é considerado um voto. Esse é um voto de qualidade, ou um bom backlink, se o site é confiável e tem relação com o tema da página.
A construção de links ajuda o Google a entender que o seu site é uma referência no nicho, pois outros sites apontam para as suas páginas. Portanto, o objetivo da construção de links é incentivar outros sites a criar links para seu site, a fim de garantir que ele fique no topo do Google.
Existem várias formas de fazer link building, como:
- Crie conteúdo de alta qualidade que seja compartilhável.
- Trabalhar com outros sites ou influenciadores do seu campo.
- Participar em fóruns, comentários, redes sociais e outras plataformas onde o seu site possa ser divulgado.
- Fazer guest posts em blogs que estão relacionados com o seu assunto.
- Usar ferramentas para ajudar a encontrar oportunidades de links.
O que é EEAT?
A framework original é EAT, mas em 2022 a Google adicionou Experiência ao algoritmo. Este critério avalia a qualidade e credibilidade do conteúdo e site. A confiança é sublinhada como a referência da EEAT.
- Experiência (Experience): No que toca a experiência, o Google agora coloca uma importância aumentada em envolvimento genuino pessoal, o que inclui conhecimento prático com o tópico do conteúdo. Utilizadores procuram conhecimentos daqueles com experiência real, isto é uma dimensão crucial para optimizar conteúdo.
- Perícia (Expertise): Demonstra a relação entre dedicação, proficiência e qualidade de conteúdo. Ou seja, por em prática o conhecimento sobre algo que o criador do site é considerado estar qualificado para.
- Autoridade (Authority): Para ter autoridade, significa que existe um número de pessoas a falar sobre o que você tem perícia e experiência. Ter outras pessoas a dar opiniões positivas e a criar backlinks de outros sites com autoridade alta para o seu, faz com que seja considerado uma fonte confiável para esse conteúdo.
- Confiança (Trustworthiness): Tem um papel fundamental na percepção do utilizador e no esforço de SEO, porque sem confiança até o melhor conteúdo pode perder valor. Como criamos confiança no nosso site com qualquer audiência? Involve manter intenção honesta, providenciar informação precisa de contactos, oferecendo suporte ao cliente detalhada e assegurando precisão de conteúdo.
Ferramenta de Palavras Chave
Para usar a ferramenta gratuita do Google de pesquisa de palavras chave, irá precisar de uma conta Google Ads. Dirija-se depois ao menu do lado esquerdo e clique em Ferramentas e de seguida em Planeador de palavras chave, e aí poderá descobrir as palavras chave por exemplo associadas a “seo” ou pesquisar por um endereço de site.
Conclusão
Uma das melhores maneiras de aumentar a visibilidade e a autoridade do seu site ou loja virtual na internet é o processo de otimização para motores de pesquisa (SEO). Ao usar técnicas de construção de links, conteúdo on-page e link building, pode assim melhorar a indexação do seu site nos motores de pesquisa e atrair mais pessoas interessadas.